Plano de aula:
Tema: Código Florestal
Objetivos:
*Mostrar o que rege o código florestal;
*Mostrar a importância do código florestal para a sobrevivência do verde do planeta;
*Identificar algumas reservas ambientais brasileiras;
Metodologia:
Apresentação do contéudo em forma de slaides, mostrando a definição do código, o que ele estabelece como regra e quais benefícios ele nos trás. Mostrando ainda algumas das princípais reservas ambientais do Brasil.
Produção de cópias do material para que alunos acompanhem e gerem discursões sobre o contéudo estudado.
Ápos a apresentação e discursão do contéudo dividir a turma em grupo e pedir que cada grupo produza um texto apresentando novas sugetões para o código florestal.
Recursos:Data show, notebook e folhas.
Avaliação: Com está atividade podemos avaliar o quanto a turma aprendeu sobre o contéudo e se são capazes de nos apontar novas sugestões para o código florestal.
Educação Ambiental
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
terça-feira, 21 de agosto de 2012
Computador X Professor
A leitura deste texto nos faz perceber o quanto é necessário renovarmos nossas práticas pedagógicas através do uso das mídias na escola. Hoje temos que tentar acompanhar a tecnologia para não ficarmos para trás. Nossos alunos vivem na internet e a todo momento recebem novas informações, por esse motivo a escola deve ser um lugar prazeroso onde o aluno aprenda e se sinta bem acolhido.
O uso das mídias deixa nossas aulas mais atrativas e faz com que nossos alunos aprendam sempre mais. Em um passado não muito distantes, na época em que fizemos nossa educação básica, por exemplo, quantos e quantos professores não sonhavam com aulas mais diversificadas, usando novas metológias, onde eles pudessem repassar o contéudo de forma mais prazerosa, mas isso não era possível porque a tecnologia não havia chegado ainda até nós.
Por tanto temos que saber aproveitar tudo de novo que a tecnologia nos fornece, pois assim continuares sendo melhores do que as máquinas, pois afinal elas foram criações do homem e não podem substítui-lo. Nós somos capazer de dominar qualquer tipo de tecnológia só basta tentarmos.
Madalena Ladislau.
segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Construindo o conhecimento
Contrução do conhecimento
Para falarmos de qualquer assunto é necessário termos um certo domínio sobre o mesmo. E falar de mídias não assim tão fácil, porque só agora a bem pouco tempo é que começamos a trabalhar com esta metológia. Confesso que é algo novo mas que nos permite criar e inovar nossas práticas pedagógicas.E para que isso seja possível é necessário refletirmos e por em prática cada contéudo estudado, por isso é necessário fundamentarmos nossas reflexões através de leitura de textos complementares.
Com a leitura de textos complementares fica mais fácil atingirmos os objetivos propostos, porque assim fica fácil compreender o contéudo e por em prática.
Portanto para desenvolvermos um bom aprendizado é necessário muita atenção nos encontros presenciais, a realização de todas as atividades propostas pela orientadora e a leitura de textos complementares.
Madalena Ladislau
quinta-feira, 12 de julho de 2012
Ensaio do Projeto Pedagógico
Equipe: Educação Ambiental
Tema: Educando através da reciclagem: Uma educação sustentável
Nome dos cursistas: Antonia Clarice, Eveline Galvão e Madalena Ladislau.
Ensaio do Projeto Pedagógico
Tema: Educando através da reciclagem: Uma educação sustentável.
Tematica contexto e objetivos:
Sabemos que o lixo é algo que não podemos parar de produzir, por este motivo é importante debatermos sobre as politícas de reciclagem que trazem idéias inovadoras sobre como podemos aproveitar o lixo. Portanto para vivermos em paz com o planeta é necessário termos conciência de que o lixo polui, mas se soubermos aproveitá- lo ele nós trara lucros.
Hoje em nosso pais milhares de pessoas retiram o seu sustento do lixo através da coleta seletiva que acontece em cooperativas, e isso é muito importante porque além de limpar o planeta essas pessoas ainda conseguem emprego. O que nós falta é mais investimento por parte dos governantes e também de empresas privadas para reduzirmos a quantidade de material que pode ser aproveitado, mas que acaba sendo disperdiçado.
Atividades e pesquisas já realizadas.
Realizamos estudos sobre a história da reciclagem no Brasil, e pesquisamos também sobre o destino do lixo de nossa cidade.
Princípais descobertas.
Com esta pesquisa descobrimos que no Brasil já faz algum tempo que grandes industrias trabalham com a reciclagem e que com está atitude o homem e o meio ambiente ganham.
Dificuldades e superação.
Falarmos de reciclagem não fácil pois afinal precisamos fazer uma vasta pesquisa do contéudo para depois falarmos. E que apesar de ser um tema aparentemente fácil tivemos ficuldades de encontrarmos autores que falem sobre o tema.
Superamos nossas dificuldades através da leitura de livros que falam sobre o tema e pesquisas de campo.
Assinar:
Postagens (Atom)